top of page

Os Baños - Água termal ao ar livre

Paulo Guerra dos Santos

No coração do Xurês, na Galiza, situa-se a zona termal de Os Baños e o seu famoso tanque com águas termais a 70ºC.



Já muitos conhecem a fama da grande beleza natural da Peneda-Gerês, o nosso único parque nacional. Espécies autóctones de árvores de grande porte como Carvalhos e Sobreiros, vales verdejantes e ribeiras cujas quedas de água formam lagoas de azul cristalino.



O que poucos saberão é que a poucos quilómetros de Lóbios, no coração do Xurês na Galicia, situa-se a zona termal de Os Baños, um pequeno povoado atravessado pelo Rio Caldo onde - para além de existir um hotel termal de elevada qualidade rodeado por uma envolvente cénica de montanha - existe um tanque de acesso livre com água quente termal.


“... durante todo o ano e a qualquer hora do dia ou da noite é possível marinar a custo zero nestes 50 cm de altura de água sulfurosa.”

Com a temperatura na boca de saída a rondar os 70ºC, durante todo o ano e a qualquer hora do dia ou da noite é possível marinar a custo zero nestes 50 cm de altura de água sulfurosa, misturada com água fria do rio para baixar a temperatura para uns mais humanamente suportáveis 45ºC.




Fazendo as delícias de gentes de todas as idades e nacionalidades, são famosas as suas propriedades curativas para problemas de pele e respiratórios. Também melhora a circulação sanguínea pela dilatação dos vasos e contribui para um enorme relaxamento de todo o corpo e mente.


Uma experiência a não perder (...) é dar um salto ao tanque já noite alta. De preferência em noites bem frias, pois assim o gozo de estar neste banho de imersão de água quente é ainda maior.

Todos os dias bem cedo uma equipa de técnicos controla a qualidade bacteriológica da água, vazando e enchendo de novo o tanque.


Em noites frias


Uma experiência a não perder, e que permite evitar as multidões que aqui afluem diariamente no período das férias e fins-de-semana, é dar um salto ao tanque já noite alta. De preferência em noites bem frias, pois assim o gozo de estar neste banho de imersão quente é ainda maior. Também existem saídas directas de água quente para o rio, podendo banhar-se lá.





Este tanque pode ser visitado se pedalar pela Rede Nacional de Cicloturismo, na secção 2.03 que atravessa o Parque Nacional desde o lado galego até São Bento da Porta Aberta.

Esta é uma secção que cruza o coração desta parque, passando pela fronteira da Portela do Homem, Cascata de Leonte e Albufeira da Vilarinho das Furnas.



Road Book 2020


A secção 2.03 foi adicionada este ano à rede, estando tanto o mapa da secção como os tracks GPS incluídos no Road Book 2020.


Mais informação aqui »

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.

JOIN US

Get the latest news

Thank you! See you soon.

Contact me

As the coordinator of this project, I will be happy to answer your questions

E-MAIL

© 2025 by Ecovias de Portugal. Proudly created with Wix.com

Thank you for your contact. I'll reply to you soon.

bottom of page