À descoberta da Ecovia que atravessa a fronteira para norte unindo Portugal e Galiza.
Ao longo das margens do Rio Tâmega, entre a cidade portuguesa de Chaves e a cidade galega de Verín existem 30 km de caminhos para passeios a pé e em bicicleta, que oferecem aos seus visitantes um passeio de pura comunhão com o rio e a sua envolvente cénica.
Inaugurado em 2015, este corredor verde liga estas duas cidades termais e assenta maioritariamente em estradões rurais de macadame - pontualmente em ciclovias de asfalto - e leva os viajantes em bicicleta a acompanhar o serpentear do leito deste rio que nasce na Galiza e desagua no Rio Douro, ladeados por diversas lagoas, criadas artificialmente em resultado da extracção de areias que ali decorreu durante décadas.
Para toda a família
Este é um passeio ideal para fazer em família, podendo assim miúdos e graúdos explorar em ritmo de passeio este eixo termal, famoso pelas suas águas sulfurosas desde o tempo dos romanos.
Totalmente em plano, os tons azul da água e verde da vegetação arbórea são recorrentes em todo o percurso, podendo o visitante contar ainda com abrigos para observação das diferentes espécies de aves da região.
Tracks GPS
Na página oficial desta parceria luso-galaica pode ser visto o video promocional da ecovia transfronteiriça, bem como descarregar os trilhos para GPS em formato KMZ (Google Earth).
Road Book 2020, com 5283 km de rotas por todo o país, já disponível »
A cidade de Chaves está, pela primeira vez, incluída na Rede Nacional de Cicloturismo através da Ecovia 5 e futuramente também na Ecovia 3.
Pode visualizar o Mapa Geral da Rede 2020 descarregando-o através da hiperligação abaixo
Mais informações em www.ecovias.pt
コメント