top of page
Foto do escritorPaulo Guerra dos Santos

Descobrir Lisboa num passeio de fim-de-semana.

É sabido que na última década a capital portuguesa tem investido na construção de ciclovias, um pouco por toda a cidade. Da frente ribeirinha ao Parque Florestal de Monsanto, muitos são já os locais de interesse possíveis de descobrir em cima de uma bicicleta. E até uma ida à praia, com direito a travessia do Tejo em balsa, é possível de fazer utilizando vias exclusivas a ciclistas.


Texto e fotos: P. Guerra dos Santos


Ciclovia da frente ribeirinha, junto a Alcântara.


A bicicleta é uma forma divertida de descobrir os mais variados recantos de uma qualquer cidade. Lisboa (já) não é excepção!


Voltada para o Rio Tejo, os seus 18 km planos de frente ribeirinha que se estendem da Expo a Belém dão à capital excelentes condições para grandes passeios a pedalar, garantindo diversão para miúdos e graúdos. E para quem tiver um pouco mais de pedalada (ou uma bicicleta com assistência eléctrica) pode ainda visitar os principais parques e jardins da cidade, alguns deles centenários, subindo a um dos pontos mais altos do Parque Florestal de Monsanto (aos 220 metros de altitude) de onde se têm vistas soberbas para a malha urbana da cidade, para o rio, para o Cristo Rei, Ponte 25 de Abril e "Mar da Palha".


Moinhos de Santana, Restelo. (Foto de Sónia Ramalho)


Já no lado oriental temos a "nova" cidade que oferece vistas para belos edifícios de arquitectura contemporânea bem como extensas zonas verdes ao longo da frente ribeirinha do Tejo. São 2 kms junto ao rio com cafés e restaurantes, salas de espetáculos, museus, espaços verdes e vista para uma das mais longas pontes rodoviárias da Europa, a Ponte Vasco da Gama.


Zona sul do Parque das Nações, onde ocorreu em finais do século passado a exposição mundial Expo 98.


E a cereja no topo do bolo? O passeio que o leva até às praias da Costa da Caparica, permitindo que se banhe nas águas do Oceano Atlântico, o que "obriga" ainda a uma belíssima travessia em balsa até à margem sul do Tejo, onde fica a localidade piscatória da Trafaria.


Costa da Caparica, Almada.


Estes passeios são pensados para um dia de pedaladas, entre a ida e a volta. Comece pela manhã cedo, almoce pelo caminho e depois regresse, sempre em modo slow travel para melhor apreciar a cidade fundada por Ulisses.


São 4 rotas as escolhidas para si, cada uma delas oferecendo diferentes perspectivas na descoberta de Lisboa e arredores.


Mapa Geral com a localização dos passeios de Fim-de-Semana pela capital.


O road book com os passeios em Lisboa estão englobados na EDIÇÃO 2023 da Rede Nacional de Cicloturismo.


E lembre-se, pode sempre chegar ao centro histórico de Lisboa vindo de comboio, já que em TODOS os comboios se pode transportar a bicicleta. Veja em baixo o mapa da Rede Ferroviária Nacional e respectiva disponibilidade de lugares para bicicletas.


Novo mapa com a capacidade para o transporte de bicicletas, por linha e por serviço.

*New map (english edition) with the availability to transport bicycles, by railway and service.


Boas pedaladas!

 

Rede Nacional de Cicloturismo

ROAD BOOK 2023


Já está disponível EDIÇÃO 2023 da Rede Nacional de Cicloturismo, agora com VÁRIOS roteiros de diferentes temáticas para viajar em bicicleta por todo o país.

Toda a informação sobre o Road Book 2023, edição em português, aqui »

For the english edition of the Road Book 2023 click here »

 

----- FIM -----

376 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page