top of page

Cordas elásticas de tracção.

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Quer pedalar com os miúdos mas ainda não se sente seguro em lhes dar total autonomia? E nas subidas, eles ainda precisam de um puxão?

Leia o artigo que o elucida sobre este tipo de dispositivo que permite ao adulto puxar a criança nas subidas difíceis e guiá-la mais facilmente num passeio a pedal.


Corda elástica para tracção de bicicleta de criança.


As viagens de bicicleta são uma excelente forma de partilhar agradáveis momentos em família. Mas miúdos e graúdos têm diferentes velocidades e comportamentos na estrada, pelo que é necessário garantir que eles não se afastam demasiado da trajectória de segurança nem ficam muito para trás do adulto.


Por isso existem, há já vários anos, diferentes soluções para levar as crianças amarradas à bicicleta do adulto. Das barras rígidas para prender a bicicleta da criança à do adulto aos sistemas completos de meia bicicleta acoplada (trail gator child) todas são boas opções para não deixar os miúdos em casa. Mas há um sistema flexível (e mais barato) que permite às crianças alguma liberdade de movimentos, estimula o aperfeiçoamento do seu equilíbrio nas duas rodas e ainda obriga a uma sincronia na travagem das duas bicicletas: as cordas elásticas de tracção.


As cordas elásticas são excelentes pelo seu baixo peso e rapidez de aplicação.


Extremamente leves, flexíveis e resistentes, as cordas elásticas são uma boa opção pelo seu reduzido peso, facilidade de montagem e desmontagem e liberdade de movimentos que permite à criança. Sendo elásticas evitam o arrastamento no chão devido ao seu próprio peso ou mesmo entrelaçar-se numa roda, amortecendo ainda o esticão inicial que a criança sente no arranque da bicicleta do adulto.


As cordas elásticas são acopladas ao selim do adulto e na barra de avanço do guiador da criança.


Cordas elásticas

"Uma outra vantagem destas cordas é o seu reduzido tamanho quando dobradas, podendo ser facilmente guardadas num alforge"

Uma outra vantagem destas cordas é o seu reduzido tamanho quando dobradas, podendo ser facilmente guardadas num alforge. Desta forma o acesso, por exemplo, ao interior de um comboio não é prejudicado com a existência de mais uma acessório rígido a transportar ou desmontar. Algumas têm inclusive a capacidade para puxar até 200 kg, pelo que poderão servir para auxiliar um outro adulto numa subida mais íngreme.


Existem diversos modelos e preços no mercado. Para este artigo usámos esta e ficámos satisfeitos.


 

Publicidade

Está a decorrer uma campanha de crowdfunding para financiar a criação do roteiro "Os mais belos passeios para bicicleta eléctrica". Dê o seu apoio a garanta já ser um dos primeiros a receber este roteiro com rotas de montanha, alta montanha e vales profundos de Portugal.

 

As cordas elásticas permitem rapidamente a sua aplicação ou remoção, oferecendo desta forma mais liberdade à criança em algumas partes dos passeios. E obrigam a um diálogo constante entre o adulto e a criança por forma a reduzir o risco de colisão da roda da frente da bicicleta da criança com a roda de trás da bicicleta do adulto.


As cordas elásticas permitem rapidamente a sua aplicação ou remoção.



Alguns aspectos a ter em consideração:


- No arranque, o adulto tem de ter o cuidado de se fazer sincronizar com a criança. Apesar das cordas elásticas esticarem e suavemente começarem a puxar a criança, esta tem de estar atenta a esse mesmo arranque.

- Nas descidas acentuadas não é recomentado o seu uso, uma vez que em caso de queda a bicicleta da criança será arrastada pela do adulto. Existe ainda o risco de a criança embater na roda de trás da bicicleta do adulto, o que originaria uma queda com consequências potencialmente graves.

- A paragem de ambos tem de ser também sincronizada e não brusca. O adulto deve informar que vai parar, abrandando suavemente por forma a dar tempo à criança para ir fazendo o mesmo.

- Ao pedalar em plano (e mesmo em descidas suaves) a criança deve seguir ligeiramente desfasada da trajectória do adulto por forma a evita colidir com a roda de trás da bicicleta deste.

- Dialogue constantemente com a criança e observe-a com regularidade. O ideal mesmo é outro adulto pedalar atrás da criança, ou ligeiramente ao lado, por forma a observar e corrigir se necessário os seus movimentos.


 

Rede Nacional de Cicloturismo

EDIÇÃO 2023


Já está disponível EDIÇÃO 2023 da Rede Nacional de Cicloturismo, agora com VÁRIOS roteiros de diferentes temáticas para viajar em bicicleta por todo o país.

Toda a informação sobre EDIÇÃO 2023, versão em português, aqui »

*For the english edition of the Road Book 2023 click here »

 

Texto: Paulo Guerra dos Santos

Fotos: Paulo Guerra dos Santos e Nuno Rebelo

923 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page