top of page
Foto do escritorPaulo Guerra dos Santos

Brito Bike Travel - De inspector de automóveis ao transporte de bicicletas.

Atualizado: 28 de mai. de 2024

Lino Brito trabalhou 22 anos como técnico em centros de inspecção automóvel. No final de 2022 deu inicio, nos tempos livres, a um pequeno negócio de transporte de bicicletas e ciclistas, adquirindo uma carrinha e adaptando um atrelado para o transporte de bicicletas. Em 2024 já é empresário por conta própria.


Texto: P. Guerra dos Santos. Fotos: Brito Bike Travel.


Carrinha de 9 lugares e atrelado com capacidade para 9 bicicletas.


O sector do cicloturismo está em franco crescimento em Portugal e com ele toda uma série de pequenos e grandes negócios florescem à medida que mais e mais pessoas utilizam a bicicleta para passeios, provas e competições e, claro, viagens de longa distância.


Lino Brito, 44 anos, há já 20 anos que era adepto das pedaladas, nomeadamente de BTT. Participava em provas de norte a sul do país, juntamente com o seu grupo de amigos. E desde sempre sentiu uma enorme dificuldade: a logística de deslocação e do transporte das bicicletas até ao local dos passeios.


"Nunca era fácil. Éramos sempre muitos, o que por vezes implicava levar diversos carros. A coisa complicava-se ainda mais nos passeios que terminavam em local diferente do da partida, pois implicava sempre alguém ficar para motorista", conta este técnico com formação em electrónica e carta de condução de pesados.


   Atrelado com espaço extra para bagagens e outros acessórios.


Mudar de vida, um passo de cada vez.

"Sem largar o seu trabalho no centro de inspecções periódicas, no final de 2022 comprou uma carrinha de 9 lugares e adaptou-lhe um atrelado ..."

Trabalhou 22 anos em centros de inspecções automóveis, onde chegava a fazer 10 horas por dia, 6 dias por semana. "Nos últimos anos fui ficando cansado deste ritmo, destas rotinas que me consumiam demasiado tempo e do ordenado pouco atractivo", conta.

E nem de propósito, vários amigos o desafiavam há já vários anos para adaptar um atrelado para o transporte de bicicletas, por forma a facilitar a logística de deslocação até aos locais das provas.

E tanta vez o disseram que ele assim o fez. Sem largar o trabalho que tinha a tempo inteiro, no final de 2022 comprou uma carrinha de 9 lugares e adaptou-lhe um atrelado começando a transportar amigos e conhecidos "para onde lhe pedissem".


Nascia assim a Brito Bike Travel, empresa sediada em Vila do Conde (diz-se "Bila do Cónde" em regionalismo nortenho) que faz serviço de transporte de ciclistas e das suas bicicletas para qualquer parte do país. E arredores!


   Castelo de Penedono.


Crescer.

"Só este ano, em 5 meses, já facturei quase tanto como no ano passado todo. E só agora começa a época alta dos passeios e provas de cicloturismo"

Durante 2023 a experiência resultou de tal forma e tão acima das suas expectativas iniciais, ao ponto de o levar a equacionar a possibilidade de largar de vez o seu trabalho e dedicar-se em exclusivo a este novo modelo de negócio. "Em 2023, ainda a trabalhar a tempo inteiro, fiquei surpreendido com a procura por serviços de transporte de bicicletas e ciclistas, e isto apenas como actividade em regime de part-time. Percebi, pela reacção dos clientes, que era de facto um serviço de qualidade e uma enorme lacuna no mercado. Decidi arriscar e despedi-me!" refere este vilacondense de gema.


Já tem uma segunda carrinha de 9 lugares e por vezes tem de pedir ajuda a alguém para dar apoio nas viagens, como motorista. "Só neste ano de 2024, em 5 meses, já facturei quase tanto como no ano passado todo. E só agora começa a época alta dos passeios e provas de cicloturismo em Portugal e Espanha", conta entusiasmado.


    A segunda carrinha adquirida para este novo projecto profissional.


Ainda assim diz, sem qualquer preconceito e com muito orgulho: "no pico da época baixa não há tanto trabalho, pelo que cheguei a fazer serviço de táxi e até de transfer de bagagens entre hotéis para rentabilizar o investimento. Mas há males que vêm por bem e o que poderia aparentar ser apenas uma necessidade, na realidade fez-me estabelecer diversos contactos, potenciando parcerias com hotéis e agências especializadas em viagens de bicicleta. Neste momento já ofereço os meus serviços em regime de sub-contratação. E até já tenho contactos internacionais para trabalhar com este tipo de empresas cá em Portugal".


   Serviço de apoio a passeio de 5 dias até Santiago de Compostela.


Para além do serviço de transporte, ocasionalmente pedem-lhe para fazer o acompanhamento de uma viagem, tipo carro de apoio, durante alguns dias. "Transporte-lhes as bagagens, levo-lhes o lanche e dou apoio mecânico se necessitarem em qualquer parte do percurso. E às vezes até faço de carro vassoura", diz a sorrir.


Numa mesma semana, Lino Brito pode ter diversos serviços em diferentes partes do país e até Espanha. "Só esta semana vou ter serviços em Santiago de Compostela, Rio de Onor, Gerês e Guarda. E a semana passada estive em Portimão, para levar uns ciclistas e as suas bicicletas de volta até lisboa".


   Aluguer de bicicletas e passeios guiados.


O tipo de clientes que recorre a este serviço são pessoas com grande experiência em passeios e provas de BTT, um pouco por todo o país. "Têm bicicletas topo de gama, de avultado custo económico", diz Lino Brito acrescentando ainda que "90% dos meus clientes são portugueses, valorizando acima de tudo (e estando dispostos a pagar por isso) o conforto do transporte porta-a-porta e a rapidez deste tipo de serviço".


Neste momento já tem também serviço de aluguer de bicicletas e até de passeios guiados em bicicleta. Mas o seu core business é mesmo o serviço de transporte de ciclistas e bicicletas. "É o que me dá maior satisfação", confessa.


A avaliação da empresa pelos seus clientes estás nas 4.9 estrelas, num máximo de 5.0.


Contactos:

Lino Brito, +351 965 426 705


 

Mapas e tracks GPS da Rede Nacional de Cicloturismo disponíveis aqui »


Boas viagens em bicicleta !

P. Guerra dos Santos

752 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page