top of page
Foto do escritorPaulo Guerra dos Santos

Nova ciclovia na Figueira-da-Foz

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Está praticamente concluída a nova ciclovia à saída da Figueira-da-Foz em direcção aos campos agrícolas do Baixo Mondego.


Ciclovia nascente da Figueira-da-Foz.


Está praticamente concluída a nova ciclovia nascente da Figueira-da-Foz que permite ligar esta cidade costeira, famosa pelo seu extenso areal, aos campos agrícolas do Baixo Mondego.


São pouco mais de 3 km em asfalto e macadame que seguem quase sempre paralelos ao Ramal de Alfarelos, a linha de caminho-de-ferro que liga esta cidade a Alfarelos - já na Linha do Norte - e daí à estação de Coimbra.



Ecovia do Baixo Mondego


"Esta é uma ciclovia há muito aguardada, pois faz parte da futura Ecovia do Baixo Mondego que um dia ligará a Figueira-da-Foz à cidade de Coimbra"

Incluindo duas passagens de nível, de via única, este percurso permite sair da cidade em direcção aos estradões dos campos agrícolas do Baixo Mondego, sem praticamente termos de pedalar em vias de elevado tráfego automóvel.


Estuário do Rio Mondego


Esta é uma ciclovia há muito aguardada, pois faz parte da futura Ecovia do Baixo Mondego que um dia ligará a Figueira-da-Foz à cidade de Coimbra. Estando a conclusão destes cerca de 50 km muito distante, é ainda assim já possível pedalar da Foz do Mondego até à Mata Nacional do Choupal e daí até ao centro da cidade dos estudantes, utilizando os estradões agrícolas dos extensos milharais e arrozais englobados nos tracks GPS da já identificada secção 9.1 da Rede Nacional de Cicloturismo.


Pode ver o mapa geral da Rede Nacional de Cicloturismo aqui »


Estação de comboios de Fontela.


As surpresas do passeio pela secção 9.1 não se resumem apenas às belíssimas vistas sobre o estuário, sendo de destacar ainda a passagem pela Praia Fluvial da Ereira, uma visita ao castelo de Montemor-o-Velho e a passagem pela famosa aldeia de onde saem os saborosos, e ainda produzidos à mão, pastéis de Tentúgal.


Antes da Chegada a Coimbra, passagem por uma das mais belas matas nacionais, o Choupal.



 

Rede Nacional de Cicloturismo

EDIÇÃO 2023 JÁ DISPONÍVEL


Já está disponível EDIÇÃO 2023 da Rede Nacional de Cicloturismo, agora com VÁRIOS roteiros de diferentes temáticas para viajar em bicicleta por todo o país.


Toda a informação sobre EDIÇÃO 2023, versão em português, aqui »

*For the english edition of the Road Book 2023 click here »



* Imagens captadas em vídeo por Marcin Fraszczak.


2.205 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page