Nova ciclovia liga Castro Marim a Vila Real de Santo António.

Quem pedala pela zona da raia algarvia não pode deixar de reparar: já está operacional a nova ciclovia que liga Castro Marim a Vila Real de Santo António


Nova ciclovia junto à EN122 com Castro Marim em fundo.


As viagens de bicicleta estão a tornar-se numa das mais atractivas actividades turísticas em Portugal e a generalidade dos municípios portugueses começa a estar atenta a este fenómeno que atrai cada vez mais visitantes aos seus territórios.


Financiada em 70% pela União Europeia, esta ciclovia com cerca de 2.6 km permite pedalar junto à Estrada Nacional EN122.

Dadas as características de mobilidade nesta zona que colocam um tráfego elevado nesta via rodoviária estruturante para a região, a ciclovia é segredada (ainda que sem guardas de segurança ou separador rígido) da via automóvel, por forma a garantir um maior conforto e menor risco de sinistro rodoviário.

A ciclovia da EN122 já está englobada na Rede Nacional de Cicloturismo


Esta ciclovia permite ainda ligação aos estradões que serpenteiam pela Reserva Natural do Sapal, permitindo assim visitar estas zonas de inundação e de extracção de sal.


A nova ciclovia da EN122 liga á já existe que circunda Vila Real de Santo António pelo lado norte.


Publicidade

Está a decorrer uma campanha de crowdfunding para financiar a criação do roteiro "Os mais belos passeios para bicicleta eléctrica". Dê o seu apoio a garanta já ser um dos primeiros a receber este roteiro com rotas de montanha, alta montanha e vales profundos de Portugal.


Mobilidade

"Recorda-se que o Algarve é servido por comboios regionais, com capacidade para 6 bicicletas cada"

Este troço já é parte integrante da secção 4.23 (linha azul no mapa em cima) da Rede Nacional de Cicloturismo, fazendo parte da Ecovia 4 que um dia permitirá viajar de Rio de Onor (Bragança) até à foz do Rio Guadiana. Permite ainda ligar à secção 20.5 (linha laranja no mapa acima) que leva os viajantes em bicicleta de Vila Real de Santo António até Tavira.


Recorda-se que o Algarve é servido por comboios regionais, com capacidade para 6 bicicletas cada, que circulam pela Linha do Algarve entre Lagos e Vila Real de Santo António, passando por Albufeira, Faro, Tavira, entre outras localidades da costa algarvia pelo que esta é uma excelente zona para planear uns passeios em bicicleta podendo viajar de e para os locais nos comboios da CP.


Está em fase de projecto uma outra ciclovia, a ladear a EN125-6, o que permitirá um dia criar um percurso circular entre Castro Marim, Altura e Vila Real de Santo António.


Publicidade

ROAD BOOK 2021 JÁ DISPONÍVEL


Já está disponível a nova edição do Road Book da Rede Nacional de Cicloturismo, com 5865 km de rotas para viajar de bicicleta por todo o país.

Toda a informação sobre o Road Book 2021 aqui »


Texto: P. Guerra dos Santos

Fotos: P. Guerra dos Santos e João

718 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo