top of page

Mais bicicletas nos comboios !

Atualizado: 17 de ago. de 2023

Pela primeira vez na história da CP- Comboios de Portugal, algumas carruagens estão a ser reformuladas para permitirem o transporte de 12 bicicletas, em zona espaçosa e dedicada à mobilidade em bicicleta.


Fotos: José Carlos Barbosa, director de Manutenção e Engenharia da CP


Carruagem Sorefame, depois de renovada e intervencionada.


Já sabemos que a empresa pública de transporte ferroviário de passageiros está de novo em alta. A reabertura de diversas oficinas de material circulante e a contratação de dezenas de novos serralheiros civis e mecânicos, permitiu à CP aumentar a sua capacidade de oferta recuperando dezenas de carruagens, automotoras e máquinas de tracção que estavam há anos encostadas um pouco por todo o país.


Mas as novidades não se ficam por aqui. Atenta ao aumento do número de passageiros que viajam com as suas bicicletas - as linhas do Douro e do Algarve rebentam pelas costuras em número de viajantes a pedal - a CP decidiu incorporar nas famosas carruagens Sorefame, fabricadas na Amadora nas décadas de 1980/90, um amplo espaço dedicado em exclusivo aos passageiros que se fazem transportar com as suas bicicletas.


Projectado de raiz e adaptado à estrutura deste tipo de material circulante é a primeira vez que a companhia ferroviária dos portugueses assume, em tao larga escala, o seu apoio incondicional à mobilidade ciclável e em particular ao turismo em bicicleta.

Vista de um dos lados da zona reservada para o acondicionamento de 12 bicicletas.


De acordo com José Carlos Barbosa, director de Manutenção e Engenharia da CP, esta é apenas a primeira de 4 carruagens Sorefame que serão recuperadas com uma intervenção do tipo R2 (revisão geral) e nas quais serão criados espaços dedicados aos passageiros que gostam de viajar de comboio e também de bicicleta. Irão todas circular na Linha do Douro, a mais turística do país, fazendo serviço regular de transporte de passageiros. E de bicicletas !


 

Publicidade

Está a decorrer uma campanha de crowdfunding para financiar a criação do roteiro "Os mais belos passeios para bicicleta eléctrica". Dê o seu apoio a garanta já ser um dos primeiros a receber este roteiro com rotas de montanha, alta montanha e vales profundos de Portugal.

 

Os novos ganchos de suporte, mais largos, mais robustos e de comprimentos variáveis.



Segurança

"... os projectistas da CP reforçaram os ganchos de suporte das bicicletas utilizando tubagens de maior secção e espessura ..."

Mas há mais.


Desta vez, os projectistas da CP reforçaram os ganchos de suporte das bicicletas utilizando tubagens de maior secção e espessura, garantindo desta forma o transporte em segurança até de bicicletas com assistência eléctrica, em regra mais pesadas que as convencionais.


Para já não é possível levar as bicicleta nestas carruagens, pois para além de ainda não terem (re)entrado ao serviço, falta a regulamentação comercial para que tal seja possível, mas oportunamente a CP irá publicitar a data em que estas carruagens (re) entrarão ao serviço do público. Aguardamos ansiosamente por mais novidades.


A Rede Nacional de Cicloturismo congratula TODOS os profissionais da CP, assim como a empresa, pelo incrível esforço de manutenção e modernização do material circulante e pelo cada vez maior apoio ao turismo em bicicleta no nosso país.


 

Rede Nacional de Cicloturismo

EDIÇÃO 2023 JÁ DISPONÍVEL


Já está disponível EDIÇÃO 2023 da Rede Nacional de Cicloturismo, agora com VÁRIOS roteiros de diferentes temáticas para viajar em bicicleta por todo o país.

Toda a informação sobre EDIÇÃO 2023, versão em português, aqui »

*For the english edition of the Road Book 2023 click here »

 

1.169 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page