Mais bicicletas nos comboios !

Atualizado: Ago 26

Pela primeira vez na história da CP- Comboios de Portugal, algumas carruagens estão a ser reformuladas para permitirem o transporte de 12 bicicletas, em zona espaçosa e dedicada à mobilidade em bicicleta.


Texto: P. Guerra dos Santos

Fotos: José Carlos Barbosa, director de Manutenção e Engenharia da CP


Carruagem Sorefame, depois de renovada e intervencionada.


Já sabemos que a empresa pública de transporte ferroviário de passageiros está de novo em alta. A reabertura de diversas oficinas de material circulante e a contratação de dezenas de novos serralheiros civis e mecânicos, permitiu à CP aumentar a sua capacidade de oferta recuperando dezenas de carruagens, automotoras e máquinas de tracção que estavam há anos encostadas um pouco por todo o país.


Mas as novidades não se ficam por aqui. Atenta ao aumento do número de passageiros que viajam com as suas bicicletas - as linhas do Douro e do Algarve rebentam pelas costuras em número de viajantes a pedal - a CP decidiu incorporar nas famosas carruagens Sorefame, fabricadas na Amadora nas décadas de 1980/90, um amplo espaço dedicado em exclusivo aos passageiros que se fazem transportar com as suas bicicletas.


Projectado de raiz e adaptado à estrutura deste tipo de material circulante é a primeira vez que a companhia ferroviária dos portugueses assume, em tao larga escala, o seu apoio incondicional à mobilidade ciclável e em particular ao turismo em bicicleta.

Vista de um dos lados da zona reservada para o acondicionamento de 12 bicicletas.


De acordo com José Carlos Barbosa, director de Manutenção e Engenharia da CP, esta é apenas a primeira de 4 carruagens Sorefame que serão recuperadas com uma intervenção do tipo R2 (revisão geral) e nas quais serão criados espaços dedicados aos passageiros que gostam de viajar de comboio e também de bicicleta. Irão todas circular na Linha do Douro, a mais turística do país, fazendo serviço regular de transporte de passageiros. E de bicicletas !


Publicidade

Está a decorrer uma campanha de crowdfunding para financiar a criação do roteiro "Os mais belos passeios para bicicleta eléctrica". Dê o seu apoio a garanta já ser um dos primeiros a receber este roteiro com rotas de montanha, alta montanha e vales profundos de Portugal.


Os novos ganchos de suporte, mais largos, mais robustos e de comprimentos variáveis.



Segurança

"... os projectistas da CP reforçaram os ganchos de suporte das bicicletas utilizando tubagens de maior secção e espessura ..."

Mas há mais.


Desta vez, os projectistas da CP reforçaram os ganchos de suporte das bicicletas utilizando tubagens de maior secção e espessura, garantindo desta forma o transporte em segurança até de bicicletas com assistência eléctrica, em regra mais pesadas que as convencionais.


Para já não é possível levar as bicicleta nestas carruagens, pois para além de ainda não terem (re)entrado ao serviço, falta a regulamentação comercial para que tal seja possível, mas oportunamente a CP irá publicitar a data em que estas carruagens (re) entrarão ao serviço do público. Aguardamos ansiosamente por mais novidades.


A Rede Nacional de Cicloturismo congratula TODOS os profissionais da CP, assim como a empresa, pelo incrível esforço de manutenção e modernização do material circulante e pelo cada vez maior apoio ao turismo em bicicleta no nosso país.


Publicidade

ROAD BOOK 2021 JÁ DISPONÍVEL


Já está disponível a nova edição do Road Book da Rede Nacional de Cicloturismo, com 5865 km de rotas para viajar de bicicleta por todo o país.

Toda a informação sobre o Road Book 2021 aqui »


775 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo