Ecovia do Rio Tâmega - Um passeio ribeirinho por Amarante.
- Paulo Guerra dos Santos
- há 7 horas
- 3 min de leitura
* For english please use automatic translator.
Já é mais do que famosa a belíssima Ecopista do Tâmega, o antigo corredor ferroviário que ligava a estação de comboios de Livração (na Linha do Douro) a Arco de Baúlhe e já há vários anos reconvertido para mobilidade suave. Desliza com inclinações suaves por entre serras e vales.
O que talvez não saiba é que a Câmara Municipal de Amarante tem vindo a construir mais infraestruturas pedonais e cicláveis, nomeadamente duas ecovias ribeirinhas em ambas as margens do Rio Tâmega. E uma delas, a da margem direita, já tem mais de 10 km.
Texto e fotos: P. Guerra dos Santos
P.S. Agradecimentos especiais ao cicerone José Carlos, amarantino de nascença e de coração, pela visita guiada à sua terra.

Beleza verdejante e um centro histórico medieval.
A bonita cidade de Amarante tem mais argumentos para atrair visitantes em bicicleta. Para além da já conhecida Ecopista do Tâmega, existem agora duas belíssimas ecovias junto ao rio, sendo a mais relevante e extensa a do lado direito deste rio que desagua no Douro.
Pela margem direita do Tâmega, é possível agora pedalar para sul ao longo de 6 km ribeirinhos, num misto de pavimentos entre solos compactados com gravilha fina, calçada grossa e alguns passadiços. Já para norte são já um pouco mais de 4 km, a ladear este rio ibérico que nasce na Galiza.

Não há que enganar com o percurso, pois esta ecovia passa mesmo por baixo da ponte medieval no centro histórico de Amarante. É só descer ao rio e pedalar !
Já para percorrermos os 4 km da ecovia da margem esquerda há que atravessar a ponte e seguir pela agora zona pedonal que ladeia o cineteatro da cidade e seguir até perto das piscinas municipais. Aí entramos num outro mundo sombreados por belíssimo arvoredo, no qual se incluem abetos, amieiros, plátanos e carvalhos. Depois de um agradável serpentear pelas margens deste espelho de água doce, o passeio termina numa pequena enseada, local excelente para fazer um piquenique.
Ambas as ecovias são um passeio com uma envolvente cénica carregada de verde e azul, de forte contraste e cheias de luz.

Para além destes 14 km de ecovia, há que referir a beleza do centro histórico da cidade de Amarante, tendo uma das últimas ruas do país com diversas tabernas à moda antiga (daquelas com presuntos pendurados) bem como várias confeitarias com esplanada voltada para o rio onde se pode degustar a variada doçaria da região, incluindo os famosos Colhões de São Gonçalo, ou Colhõezinhos, na sua versão em miniatura.

A parte sul da Ecovia da margem direita do Tâmega está já incluída nos novos roteiros da Edição 2025 da Rede Nacional de Cicloturismo (são 10 no total) e podem ser adquiridos aqui »
Boas viagens em bicicleta.
P. Guerra dos Santos
A Edição 2025 da Rede Nacional de Cicloturismo, com os mapas, tracks GPS e os 10 Road Books em diferentes categorias estão disponíveis para aquisição aqui »
* The 2025 Edition of the National Cycle Touring Network, with maps, GPS tracks and the 10 Road Books with different categories can be purchased here »

Kommentare