top of page

Ecovia Transfronteiriça Chaves-Verín

Atualizado: 17 de ago. de 2023

À descoberta da Ecovia que atravessa a fronteira para norte unindo Portugal e Galiza.



Ao longo das margens do Rio Tâmega, entre a cidade portuguesa de Chaves e a cidade galega de Verín existem 30 km de caminhos para passeios a pé e em bicicleta, que oferecem aos seus visitantes um passeio de pura comunhão com o rio e a sua envolvente cénica.


Inaugurado em 2015, este corredor verde liga estas duas cidades termais e assenta maioritariamente em estradões rurais de macadame - pontualmente em ciclovias de asfalto - e leva os viajantes em bicicleta a acompanhar o serpentear do leito deste rio que nasce na Galiza e desagua no Rio Douro, ladeados por diversas lagoas, criadas artificialmente em resultado da extracção de areias que ali decorreu durante décadas.



Para toda a família


Este é um passeio ideal para fazer em família, podendo assim miúdos e graúdos explorar em ritmo de passeio este eixo termal, famoso pelas suas águas sulfurosas desde o tempo dos romanos.

Totalmente em plano, os tons azul da água e verde da vegetação arbórea são recorrentes em todo o percurso, podendo o visitante contar ainda com abrigos para observação das diferentes espécies de aves da região.



Tracks GPS


Na página oficial desta parceria luso-galaica pode ser visto o video promocional da ecovia transfronteiriça, bem como descarregar os trilhos para GPS em formato KMZ (Google Earth).



 

Rede Nacional de Cicloturismo

EDIÇÃO 2023


Já está disponível EDIÇÃO 2023 da Rede Nacional de Cicloturismo, agora com VÁRIOS roteiros de diferentes temáticas para viajar em bicicleta por todo o país.

Toda a informação sobre EDIÇÃO 2023, versão em português, aqui »

*For the english edition of the Road Book 2023 click here »

 

A cidade de Chaves está, pela primeira vez, incluída na Rede Nacional de Cicloturismo através da Ecovia 5 e futuramente também na Ecovia 3.


Pode visualizar o Mapa Geral da Rede 2023 descarregando-o através da hiperligação abaixo


Mais informações em www.ecovias.pt

1.539 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page