* For english please use automatic translator.
Apesar de ainda estar em obras, o antigo corredor ferroviário que ligava o Rio Douro a Bragança tem já uma nova secção limpa de mato e com um pavimento compactado feito à base de solos seleccionados e gravilha fina.
Texto: P. Guerra dos Santos Fotos: Roberto Sousa
Ecopista do Tua. Concelho de Mirandela.
Mais cerca de 25 km.
Entre Macedo de Cavaleiros e Mirandela são cerca de 30 kms ao longo deste antigo ramal ferroviário de via estreita. Destes, cerca de 2 km já eram ecopista do lado de Macedo e outros 3 km junto a Mirandela já tinham ciclovia paralela à linha.
Entretanto, os trabalhos de limpeza e desmatação iniciados há cerca de 2 anos pela Câmara Municipal de Mirandela no troço que passa pelo seu território estão já concluídos, sendo que em grande parte do percurso já existem guardas de segurança e pavimento pronto a rolar.
Aldeia de Jerusalém do Romeu. Mirandela.
Roberto Sousa, um apaixonado pelas viagens em bicicleta por toda a Península Ibérica (ilhas incluídas) percorreu na passada semana este troço, tendo-o validado enquanto ciclável para o turismo em bicicleta. "Uma das mais belas linhas que já percorri", diz.
De acordo com Roberto, foram já recuperadas diversas pontes e passagens hidráulicas, faltando apenas as duas maiores pontes, incluindo a conhecida Ponte de Romeu, uma belíssima obra-de-arte em estrutura mista de metal e alvenaria de pedra, localizada na aldeia transmontana com o mesmo nome.
Ponte já recuperada. Ecopista do Tua entre Macedo de Cavaleiros e Mirandela.
Ainda assim, para contornar estas duas pontes enquanto não são recuperadas, existe alternativa próxima com desvios curtos. "Em Romeu é preciso descer por uma ruela em paralelos, fugir de um caniche solto e depois desmontar da bike para subir uns 200 metros", diz este aveirense a residir nas Ilhas Baleares há cerca de 10 anos.
Ecopista do Tua em zona de escavação, com taludes em granito.
Esta nova infraestrutura ciclável, que totaliza cerca de 30 kms a ligar estas duas cidades transmontanas, será incorporada na Rede Nacional de Cicloturismo já na próxima edição de 2025, a publicar durante a Primavera.
Congratulam-se os municípios de Macedo de Cavaleiros e Mirandela pelo trabalho desenvolvido na criação de infraestruturas para o turismo em bicicleta, bem como a Federação Portuguesa de Ciclismo pelo suporte dado na criação de condições para o apoio à prática de desportos em bicicleta.
Boas viagens em bicicleta.
P. Guerra dos Santos
Para viajar em Portugal de bicicleta pode adquirir os mapas e tracks GPS da Rede Nacional de Cicloturismo, disponíveis aqui »
* Maps and GPS tracks for the National Cycletouring Network can be purchased here »
Tive em setembro do ano transato a oportunidade de nela pedalar com amigos e disso fiz relato:
https://nabicicleta.com/2024/09/26/a-ecopista-e-tua-e-de-quem-nela-pedalar-ou-caminhar/