top of page
Buscar

Ecopista do Tua - Mais um troço entre Macedo e Mirandela

Atualizado: 26 de mar.

* For english please use automatic translator.


Apesar de ainda estar em obras (falta a manutenção/recuperação de 2 pontes de estrutura metálica) o antigo corredor ferroviário que ligava o Rio Douro, em Foz Tua, a Bragança tem já uma nova secção limpa de mato e com um pavimento compactado feito à base de solos seleccionados e gravilha fina.


Texto: P. Guerra dos Santos Fotos: Roberto Sousa


ree

   Ecopista do Tua. Concelho de Mirandela.


   Mais cerca de 25 km.


Entre Macedo de Cavaleiros e Mirandela são cerca de 30 kms ao longo deste antigo ramal ferroviário de via estreita. Destes, cerca de 2 km já eram ecopista do lado de Macedo e outros 3 km junto a Mirandela já tinham ciclovia paralela à antiga linha.


Entretanto, os trabalhos de limpeza e desmatação iniciados há cerca de 2 anos pela Câmara Municipal de Mirandela no troço que passa pelo seu território estão já concluídos, sendo que em grande parte do percurso já existem guardas de segurança e pavimento pronto a rolar.


ree

   Aldeia de Jerusalém do Romeu. Mirandela.



   Roberto Sousa, um apaixonado pelas viagens em bicicleta por toda a Península Ibérica (ilhas incluídas) percorreu na passada semana este troço, tendo-o validado enquanto ciclável para o turismo em bicicleta. "Uma das mais belas linhas que já percorri", diz.


De acordo com Roberto, foram já recuperadas diversas pontes e passagens hidráulicas, faltando apenas as duas maiores pontes, incluindo a conhecida Ponte de Romeu, uma belíssima obra-de-arte em estrutura mista de metal e alvenaria de pedra, localizada na aldeia transmontana com o mesmo nome.


ree

   Ponte já recuperada. Ecopista do Tua entre Macedo de Cavaleiros e Mirandela.


Ainda assim, para contornar estas duas pontes enquanto não são recuperadas, existe alternativa próxima com desvios curtos. "Em Romeu é preciso descer por uma ruela em paralelos, fugir de um caniche solto e depois desmontar da bike para subir uns 200 metros", diz este aveirense a residir nas Ilhas Baleares há cerca de 10 anos.


ree

Ecopista do Tua em zona de escavação, com taludes em granito.


   Esta nova infraestrutura ciclável, que totaliza cerca de 30 kms a ligar estas duas cidades transmontanas, é a nova secção 4.03 e está já incorporada na Edição 2025 da Rede Nacional de Cicloturismo.


Congratulam-se os municípios de Macedo de Cavaleiros e Mirandela pelo trabalho desenvolvido na criação de infraestruturas para o turismo em bicicleta, bem como a Federação Portuguesa de Ciclismo pelo suporte dado na criação de condições para o apoio à prática de desportos em bicicleta.

 Boas viagens em bicicleta.

   P. Guerra dos Santos


    A Edição 2025 da Rede Nacional de Cicloturismo, com os mapas, tracks GPS e os 10 Road Books em diferentes categorias estão disponíveis para aquisição aqui »


   * The 2025 Edition of the National Cycle Touring Network, with maps, GPS tracks and the 10 Road Books with different categories can be purchased here »

Roteiros turísticos para viagens em bicicleta.

 
 
 

2 opmerkingen


paulofski
08 jan

Tive em setembro do ano transato a oportunidade de nela pedalar com amigos e disso fiz relato:

https://nabicicleta.com/2024/09/26/a-ecopista-e-tua-e-de-quem-nela-pedalar-ou-caminhar/

Like
Reageren op

E ainda desviaram a Podence e à Albufeira do Azibo. Belo passeio e belo relato !

Like

JUNTE-SE A NÓS

Receba as últimas notícias e actualizações

Obrigado! Em breve receberá notícias.

Contacte-me

Sendo o coordenador deste projecto, terei todo o gosto em responder às suas questões

EMAIL

© 2025 by Ecovias de Portugal. Proudly created with Wix.com

Obrigado pelo seu contacto. Responderei em breve.

bottom of page